Visto Americano: Como tirar

Já fiz essa matéria para o Agito Atibaia, parceiro do Blog. Porém, muitas pessoas me perguntam como preenchi o formulário, quais documentos eu levei e o que me perguntaram na entrevista! Então, vou colocar a matéria completa aqui pra vcs!

Imagem

Está pensando em viajar e precisa do visto americano? Hoje vou contar minha experiência no Consulado e no novo Centro de Atendimento (CASV). ATENÇÃO: aqui estão as etapas para quem NUNCA teve um visto americano. Quem quiser renovar, aconselho que entrem  no site  http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/login e leiam atentamente cada procedimento!

Quando uma amiga me mandou uma sugestão de ir para Las Vegas confesso que fiquei eufórica!!!! 7 amigas viajando juntas e ainda pra lá, é um sonho!!! Nunca fui para o exterior e nem nunca tive o sonho de ir. Mas as coisas mudaram de uns 2 anos pra cá e hoje quero viajar pelo mundo inteiro!! (Mas antes preciso ganhar na mega-sena! Rs).

Combinamos a data melhor para todas e compramos a viagem! Aí chegou a hora de correr atrás de tirar meu visto. O passaporte eu já tinha (tirei ano passado para se acaso precisasse viajar de última hora!).

Então, vamos lá:

1)      A primeira etapa foi buscar no Google o que fazer! Descobri que é preciso preencher um formulário chamado DS-160, na qual encontramos no site https://ceac.state.gov/genniv. Lá, você seleciona seu país e depois clica no botão “START AN APPLICATION”. Ele vai gerar um número de ID (salvar) e vai te pedir uma pergunta e uma resposta de segurança (espécie de senha para se acaso precise acessar o formulário novamente). Preenchi tudo com MUITA atenção, pois uma vez enviado não é possível alterar! Ah, preenchido em INGLêS!

 

2)      Pagamento da taxa MRV = Como meu visto é para turista, o valor da taxa foi de $ 160,00, que em reais (somados ao IOF do cartão) saiu quase R$ 380,00. O pagamento aparece depois que você terminou de preencher o formulário. Pode ser pago em boleto ou cartão de crédito Internacional.

 

3)      Criar uma conta no site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/login para agendar as entrevistas.

Desde maio do ano passado ficou mais fácil e beeeeeem rápido tirar visto com o novo CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Possuem diversos postos de atendimentos do CASV em todo o Brasil.

Escolhi o da Vila Mariana (SP). Comecei a preencher o formulário em uma sexta-feira e agendei a entrevista no CASV para o próximo domingo! (Sim, é aberto de domingo para facilitar!!!). Ou seja, em apenas 3 dias já tinha disponibilidade! Esse posto de atendimento é o primeiro lugar que você vai antes do Consulado, pois lá você tira uma foto digital e coloca suas impressões digitais.

 

Obs: NÃO É PRECISO LEVAR A DOCUMENTAÇÃO QUE VOCÊ LEVARIA PARA A ENTREVISTA. Lá eles só pedem PASSAPORTE, a página de confirmação do formulário (aquela do DS-160 com o número de ID) e a página de confirmação de entrevista (ela aparecerá depois que você agendar as duas entrevistas).

 

Meu horário estava marcado para as 13:15. Cheguei lá 12:45, entrei na fila, fui atendida as 13:20 e sai de lá as 13:35! Muito rápido! (Detalhe: para a foto não pode cabelo no rosto e muita maquiagem!)

 

4)      Entrevista no CONSULADO: marquei para 1 semana depois do dia em que fui no CASV, mas tinha disponibilidade até para o dia seguinte, o que facilita para quem não mora em SP. A entrevista é marcada no mesmo site que marca do CASV (e na mesma página). Minha entrevista foi ontem!!! Estava marcada para as 8:10. Cheguei lá às 7 horas e peguei uma fila de 30 pessoas. Pode chegar até uns 15 minutos antes, pois eles deixam você “furar a fila” caso seu horário seja o próximo. Tiveram várias pessoas que chegaram depois de mim, mas por terem horário as 8:00 entraram e foram atendidas antes mesmo.

 

5)      Documentos que levei (e que não pediram!!!!):

RG

CPF

TITULO DE ELEITOR

IMPORTO DE RENDA

TRES ULTIMOS EXTRATOS BANCÁRIOS (com movimentação, com dinheiro na conta e aquela via amarelinha tirada do caixa eletrônico)

IR DA MINHA VÓ (pois moro com ela)

IPTU DA CASA

COMPROVANTE DE ENDEREÇO

DOCUMENTO DO MEU CARRO

DIPLOMA DA FACULDADE

DECLARAÇÃO DA ESCOLA DE INGLES

DECLARAÇÃO DO TRABALHO

CARTEIRA DE TRABALHO

CARNÊ DO CARRO

CARTEIRINHA DO SEGURO DO CARRO

CERTIFICADO DIGITAL DE QUE VOTEI NAS ULTIMAS ELEIÇÕES

Estes documentos que levei, eu fui pegando sugestões de diversos sites. Uns me disseram que nem precisariam, mas levei! Melhor a mais do que a menos, né¿! Resumindo, você precisa levar tudo o que para eles, do consulado, comprove que você voltará após sua viagem. Por isso carnês, contas, bens materiais em seu nome, IR regularizado, declaração de que estuda, enfim, tudo importa! Mas não me pediram nadinha!

 

6)      O tão esperado “seu visto foi concedido” saiu da boca do atendente e eu abri aqueeele sorriso! Rs… Saí de lá sem o passaporte, pois escolhi a opção de enviarem via correio (após 10 dias úteis).

Agora é começar os preparativos da Viagem e aproveitar!

#LasVegasAiVouEu! Imagem

Se acaso tiverem alguma dúvida, podem me mandar por email (dany_bebber@hotmail.com) ou no facebook do medaumaluz que eu ajudo!

Espero ter ajudado quem ainda não tem o visto americano!

Enjoy it *

Anúncios

7 comentários sobre “Visto Americano: Como tirar

  1. Oi Dani.
    Muito bom e atual o post.
    Pretendo viajar na segunda semana de maio p/ NY e gostaria de saber se vc acha que consigo tirar o visto a tempo.
    Vou passar duas semanas das minhas férias lá e tenho todos os documentos necessários.
    Estou agilizando tudo essa semana.
    Boa viagem e obrigado pela atenção.
    Marcel

    • Olá Marcel!!
      Eu creio que sim! Mas tudo vai depender se vc conseguir agendar a tempo!
      Uma amiga minha que também irá viajar em maio comigo, no mês passado conseguiu a entrevista para o mesmo mês. O passaporte chega depois de 10 dias. Se você vai viajar no final de maio, e conseguir a entrevista para os próximos dias agora, dá tempo sim! Também tem como pedir com urgência, procure no site de agendamento (http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/login) algo que fale sobre isso.
      Nele, vc só consegue acessar depois de preencher o formulário e pagar a taxa. Sem isso, ele não mostra as datas de agendamento!
      Eu consegui bem rápido e não tenho escutado ninguém reclamando de datas demoradas! Acho que no máx. em 2 semanas vc resolve tudo!!!
      Boa sorte! =)

  2. Pingback: Trip Las Vegas: Part 1 | me dá uma luz

  3. vc falou da suas amigas, elas tbm conseguiram o visto?? a entrevista tem que ser separada né? nao pode ser todos que vao juntos na msm entrevista e tal?

    • Sim!! Todas conseguiram! A entrevista só é junto com parentes (pai, mãe, filhos), fora isso é separado sim! Quando eu fui, só eu tinha marcado entrevista neste dia, mas uma amiga foi com o namorado e entrevistaram ele separado dela.. Mesmo sendo namorado! =)

  4. no caso de eu e dos meu amigos, agente quer ir daqui uns anos, porem somos de curitiba e o consulado mais perto pra nos é de Sao Paulo, como fazemos pra ir? marcamos tudo no mesmo dia? pq se nao fica complicado pra agente

    • Sim, podem marcar tudo no mesmo dia e horário (Se houver disponibilidade no Consulado). Na entrevista, há varias cabines, então vocês não serão entrevistados juntos, cada um individualmente. Provavelmente irão perguntar com quem você vai viajar, e você informa que é um grupo de amigos. No próprio preenchimento do formulário ele pergunta com quem vc vai também. =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s