Dieta Dukan faz bem?

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Muitas aqui já ouviram falar da Dieta Dukan, ou Dieta da Princesa, ou Dieta da proteína. Eu já fiz durante um mês, antes da minha formatura, e emagreci 5kg, mas não segui o que chamam de “Manutenção”, então engordei os 5kgs de novo! Pensando em voltar a seguir (à risca) esta dieta milagrosa, pesquisei na internet alguns textos e dica, e me deparei com esta aqui abaixo do site Globo.com:

“Seguida por mais de 30 milhões de adeptos no mundo todo, além de personalidades como a Princesa Kate Middleton, a cantora Jennifer Lopez e a atriz Penélope Cruz, a dieta Dukan é capaz de apresentar resultados efetivos e de longa duração, sem causar o efeito sanfona.

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Para esclarecer melhor sobre o método, o médico francês Pierre Dukan preparou uma lista com as principais dúvidas para quem faz a dieta ou pretende começa-la em breve.

Seu livro “Eu não consigo emagrecer” (Ed. BestSeller) já é o mais vendido no Brasil, na categoria não-ficção.

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1- A Dieta Dukan é criticada por alguns médicos e nutricionistas por ser considerada radical. Ela pode prejudicar a minha saúde?

Absolutamente não. Ela não representa nenhum risco para a saúde, como também está associada a uma melhora da diabetes, da hipertensão, da redução do risco cardiovascular, da apneia do sono. Além disso, é utilizada pelas crianças epilépticas intolerantes à medicamento epiléptico.

2- O corte de carboidratos nas duas primeiras fases da dieta irá me deixar fraco ou com tonturas?

De jeito nenhum. A única precaução que é preciso tomar destina-se às pessoas hipertensas que seguem um ou vários tratamentos para manter a pressão em nível normal. A dieta age como um mecanismo capaz de baixar a pressão. Torna-se importante pedir ao médico uma avaliação para a diminuição dos medicamentos.

3- A dieta Dukan e a Atkins são a mesma coisa?

Não. A minha dieta é composta por 100 alimentos, dos quais 72 são ricos em proteínas, mas pobres em lipídios (gordura), e 28 legumes, que podem ser ingeridos à vontade. A dieta Atkins autoriza as proteínas à vontade, assim como as gorduras de origem animal, enquanto eu as proíbo. Além disso, a dieta Atkins não permite, ou autoriza muito pouco, a ingestão dos legumes.

A principal diferença entre elas é que a dieta Atkins não propõe um programa de estabilização, enquanto eu ofereço duas fases: a de consolidação (3ª fase) e a de estabilização definitiva (4ª fase) para a manutenção do peso obtido.

Por último, a Atkins não preconiza atividade física enquanto eu prescrevo 20 minutos de caminhada na fase Ataque, 30 minutos durante a Cruzeiro, 25 minutos na Consolidação e 20 minutos para o resto da vida, quando estiver na Estabilização.

4- Qual a diferença entre a dieta Dukan e uma dieta balanceada?

A dieta equilibrada permite comer de tudo um pouco, permitindo 55% do valor alimentar diário em forma de carboidrato. É uma dieta saudável e normal para pessoas que não estão com sobrepeso e que não querem engordar. Porém, não faz emagrecer. Se você tem 10kg ou 20kg a mais vai precisar seguir uma dieta mais radical e eficiente.

5- Há alguma contra indicação para a dieta?

Não, mas não se deve seguir uma dieta antes dos 17 anos ou sem acompanhamento médico. Também estão proibidos em caso de diabetes insulino dependente e ao longo da gravidez. E evitar emagrecer em caso de insuficiência renal severa.

Gisele Bündchen também já fez a dieta Dunkan
Gisele Bündchen também já fez a dieta Dunkan Foto: Divulgação

 6- Há quem considera a dieta um risco para o rim e o intestino. Como se defender sobre isso?

Isso é falso. Minha dieta, como todas as cetogênicas – ou seja, muito pobres em hidratos de carbono – são capazes de melhorar os rins doentes. E graças a seu bom teor em proteínas, minha dieta é ideal para o intestino. Mas é importante respeitar a regra de 2 litros de água e o consumo do farelo de aveia para evitar a constipação.

7- Quais alimentos posso consumir na primeira e na segunda fase da minha dieta?

Na primeira fase, todos os alimentos ricos em proteínas como a carne (magra, churrasco, bife etc), costela e escalope de vitela. Todos os peixes de água salgada ou doce, surimi, salmão defumado, atum natural e lata. Todos os frutos do mar. Todas as aves sem a pele, exceto pato e ganso. Os ovos, presuntos magros, peito de peru light, bresaola. Os laticínios magros (iogurtes 0%), o tofu, seitan e 2 litros de água. Na fase Cruzeiro, todos os alimentos acima citados acrescidos de todos os legumes, com exceção dos feculentos (batata, lentilha, grão de bico, mandioquinha etc).

8- Todos os alimentos diet e light são liberados?

Somente os alimentos lights que não contém açúcar, como o chiclete, os refrigerantes zero. A menção diet não é suficientemente adequada legalmente e pode nos enganar”.

Leia mais: http://extra.globo.com/mulher/corpo/livro-revela-mitos-verdades-da-dieta-dukan-seguida-por-kate-middleton-outras-celebridades-7041806.html#ixzz2cQepQ000

Demais hein! Tirou todas as minhas dúvidas de quando fiz a dieta, agora é só seguir! Quem quiser o livro, na Saraiva vende por R$25,00.

Em outro site (AQUI), também achei as seguintes dúvidas:

O farelo de aveia irá me ajudar a emagrecer. De que forma?
O farelo de aveia é o único alimento que hoje  possa se prevaler de uma ação emagrecedora. E isso se explica por 3 razões : poder de absorção até 20 vezes seu volume de água, sua sensação de saciedade, e seu estímulo ao funcionamento do intestino. O que representa uma perda de caloria de 5% dos alimentos consumidos. Por último, o farelo permite de preparar várias e deliciosas receitas da dieta (crepes, panquecas, muffins, massa de pizza, etc). em fase de ataque, a dose é de 1.5 c. de sopa, por dia ; na Cruzeiro 2 colheres por dia , na consolidação 2.5 por dia e na estabilização 3 c. para o resto da vida.
O azeite não é um alimento liberado, como temperar os alimentos? Os molhos são liberados?
O azeite é limitado a 1 c. de café por dia. Para o vinagrete, convém preparar da seguinte maneira : em um bol, coloque uma colher de sopa de mostarda à l’ancienne, adicione 5 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa de água, uma colher de café de azeite , um dente de alho e 6 folhas de manjericão.
Na Dieta Dukan não é preciso contar calorias?
 Absolutamente não. Contar as calorias toca à psicologia e à afetividade da pessoa com sobrepeso.  Ademais, é difícil de não se enganar quando compramos um prato pronto ou comemos no restaurante. Enfim, se contamos as calorias, comemos indiferentemente as calorias provenientes indiferentemente das gorduras, dos açúcares e das proteínas.  E nestas condicções, a perda de peso é lenta e o corpo se adapta progressivamente, precisando aos poucos diminuir a quantidade de calorias consumidas. Em geral, começa-se com uma dieta de 1.200 calorias, após algumas semanas, a perda de peso estagna e é preciso diminuir para 900 calorias, e frequentemente termina-se a 600 calorias, o que representa uma dieta de fome. Faça de tudo, exceto uma dieta de baixa calorias, que eu estimo a origem da derrota da luta contra o excesso de peso e obesidade.
Por que a dieta é considerada para a vida toda?
Porque se o sobrepeso é um fracasso é porque TODAS as dietas, qualquer que seja o país, terminam quando o peso desejado é alcançado. O médico ou o método adotado recomenda “comer com moderação” e um ri do outro. Razão pela qual 97% das pessoas que emagreceram engordaram após 4 ou 5 anos. No passado, eu fazia a mesma coisa e tinha a desagradável supresa de ver meus pacientes engordarem. Novamente. Então, eu  estabeleci o que eu chamo de Pós-dieta e minha fase de consolidação. Melhorou, mas não resolveu. Nos anos 90, eu então acrescentei a 4º fase que é a estabilização que consiste em 3 regras simples e fáceis a serem seguidas pelo resto da vida: a quinta-feira proteica, 20 min de caminhada (e subir escadas) e 3 c. de sopa de farelo de aveia.
Começarei a dieta e coloco todos os detalhes aqui, inclusive, vou tirar fotos dos pratos e colocar semanalmente aqui pra vcs! Prometo!
Enjoy it*
Daniela Bebber
Já conhece a fanpage do blog? www.facebook.com/MeDaUmaLuz
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