Velho, novo, emprestado e azul!

Minha vó já dizia: quando casar, use algo azul, algo velho, algo novo e algo emprestado. Mas que raios é isso? Para quê? Enfim, dizia somente que era para abençoar o casal e trazer felicidade no casamento. Mas que tal entender um pouco mais sobre as tradições e de onde vem tudo isso?

As cerimônias surgiram na Roma Antiga. Na tradição de casamento, as noivas vestiam trajes especiais para a ocasião com direito a flores brancas nos cabelos (que significavam felicidade) e espinhos fixando o penteado (para afastar os mais espíritos). Mais tarde, as noivas aderiram ao véu, que simbolizava honestidade e virgindade da noiva.

Durante os séculos as noivas começaram a adaptar suas cerimônia com superstições até que nos dias de hoje existem várias por aí a serem seguidas Entenda um pouco mais e faça seu check-list!!!

Algo velho: simboliza a transição, de solteira para casada. Representa também o elo que a noiva tem com sua família (o que usar: uma antiga jóia de família, o vestido de casamento de sua mãe ou de sua avó).

Imagem

Algo novo: refere ao futuro da noiva a partir daquele momento, em oposição simboliza a vida nova começando (o que usar: vestido novo, calçados novos, etc.).

Algo emprestado: pode ser de alguma amiga ou familiar que tenha um casamento feliz e duradouro, dessa forma a alegria será passada adiante. Melhor ainda que seja recebido de uma mulher já feliz no casamento, para trazer felicidade para a noiva (o quê? um véu, uma jóia).

Imagem

Algo azul: ao contrário do que pensam, a cor da virgindade é o azul, e não o branco. Para isso, usar a cor azul significa pureza no amor (o que usar: uma fita no calçado, um grampo de cabelo, esmalte, maquiagem, sapatos, etc).Imagem

A tradição do vestido de noiva branco: no século XIX, a rainha Vitória começou a tradição do vestido branco. A cor transmite pureza, castidade e inocência.

Nome na barra do vestido da noiva: essa tradição baiana diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga ajuda a atrair casamento.

Imagem

Flor na lapela do noivo e convidados: normalmente, a flor usada na lapela é o cravo, simbolizando a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos.Imagem

Alianças de casamento: Já virou moda no Brasil o costume do pedir a mão da noiva em casamento e presenteá-la com um anel solitário de diamante ou outra pedra preciosa, que simbolizavam na antiguidade a deusa do amor e da prosperidade. Atualmente é comum o uso de modelos de alianças lisas de ouro amarelo no quarto dedo da mão esquerda. As alianças representam união, amor e compromisso.

Chuva de arroz: para os chineses e hindus, o arroz é símbolo de frutificação, prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e felicidade. Para homenagear os noivos, também podem ser usadas pétalas de flores, bolhas de sabão ou mini-corações de papel.

Jogar o bouquet: significa querer compartilhar sua felicidade com os amigos. Esse acessório significa a harmonia e a felicidade do casal.

Imagem

Noivos topo de bolo: as miniaturas ou caricatura dos noivos sempre retratam uma cena que ficou na memória do casal ou contam um pouco de sua história. Mostram a felicidade que eles querem ter ao longo da vida.

Doces “bem casado”: feito normalmente com pão-de-ló, recheado de doce-de-leite e coberto com uma calda caramelada, o bem-casado simboliza a união eterna do casal.

Carregar a noiva: Segundo superstições, se a noiva entrar na nova casa com o pé esquerdo pode dar azar. Dessa forma, o noivo carrega a esposa no colo até dentro de casa, entrando com o pé direito. O objetivo é evitar maus espíritos.

Lua-de-mel: uma lenda antiga conta que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos para atrair sorte e paixão eterna. Além disso, na era primitiva, os casais só se uniam quando a lua estava cheia e eram obrigados a tomar uma bebida a base de mel, para união. Hoje, os noivos planejam uma viagem romântica para comemorar o início desta nova fase.

Quer um check-list completo? Clique aqui e baixe o PDF do Vestida de Noiva.Com.

Gostaram meninas? Na fanpage do blog tem mais, curte aqui: facebook.com/medaumaluz

Enjoy it *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s