Reflexão ~ Pontualidade

Em um desses bate-papos de boteco, entramos em um assunto que se chama pontualidade! Claro, falamos disso pois marcamos o encontro às 18h30m e tivemos colegas que chegaram às 20h.

Pensando nisso, refletimos sobre o que um atraso pode nos prejudicar! Se você aluga um salão de festa e tem prazo para acabar a comemoração é inaceitável pessoas que chegam 1h antes do final da festa. É um desrespeito. Além disso, todo começo de festa é vazio de pessoas. Por quê? Se foi marcado para as 20h, por que chegam às 22h? Aqui não é casamento gente! Aliás, nem a noiva poderia atrasar, afinal, seus convidados estão esperando há horas por esta cerimônia. Mulheres passam a tarde no salão de beleza para estarem na Igreja na hora do casamento, mas aí quem atrasa é a noiva! Se estiver calor, pior! Lá se vai a maquiagem e o cabelo, sem falar da dor no pé de ficar de salto alto!!!

A pontualidade pode definir muito da personalidade de uma pessoa. Se você costuma se atrasar, não só para compromissos com hora marcada, mas também nos prazos que costuma firmar, sinal que há algo de errado.

Imagem

Eu mesma sou uma pessoa pouco pontual. Sempre cheguei atrasada no meu trabalho e vivia levando broncas. Minha resposta? O trânsito da Fernão Dias. Mas eu não me esforçava para acordar 30 minutos mais cedo e chegar antes do horário do trabalho. Preferia dormir mais um pouquinho, adiando a “soneca” do celular… Resultado: falta de comprometimento.

Percebi depois que entrei neste meu novo emprego que ser pontual é um ponto positivo, principalmente quando vou visitar um cliente. Não gosto quando se atrasam para uma reunião marcada comigo, isso atrapalha o resto do meu planejamento de trabalho do dia, então, não faço o mesmo com os outros. Quando o cliente é pontual, fico até mais sociável e aberta à sugestões.

Ou seja, se você é um “atrasildo”, você está vivendo sem um planejamento adequado. Para um compromisso ou meta fixada, deve-se sempre trabalhar com uma margem segura de tempo. Alguns “minutinhos” de atraso e você pode colocar muita coisa a perder. A perda começa pelo desgaste da imagem, podendo ser total: perder o propósito do compromisso.

REFLITA: “A melhor maneira de chegar atrasado a um compromisso é fazer de tudo para chegar no horário.”.

Na verdade temos que fazer de tudo para chegar com pelos menos 15 a 20 minutos de antecedência. Agindo assim, dificilmente nos atrasaremos.

E se o atraso ou o não comparecimento for inevitável, é importante justificar a tempo, ou seja, antes do horário marcado e antes que a pessoa possa formar uma opinião negativa. Afinal sendo pontual, você estará sendo respeitoso com um tempo que não é só seu, mas também da outra pessoa.

Dica: procure programar e organizar todas as tarefas, compromissos ou atividades do seu dia na véspera. Para se organizar, vale tudo: agenda, risque-rabisque, papéis-lembretes, passar apenas mais 10 minutos organizando o ambiente de trabalho antes de ir embora. O segredo do sucesso é conseguir produzir muito mais, respeitando-se o limite das 24 horas do dia, sem importante, deixar para o dia seguinte tarefas que podem e devem ser concluídas no mesmo dia.

Enfim, um pouco de reflexão, pontualidade e organização no dia-dia podem lhe trazer muitos benefícios. Enjoy it !

Mais dicas e novidades em www.facebook.com/medaumaluz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s